10 Anos de Espaço V

 

Há 10 anos surgia no concelho de Cascais o Espaço V correspondendo à necessidade identificada pelo Fórum Municipal de Cascais da existência de um serviço especializado na resposta direta a vítimas de violência doméstica correspondendo ao trabalho que o município sempre procurou priorizar na luta contra este tão grave crime.
 Uma equipa especializada e com solida formação na área da VD, iniciou um trabalho que não parou de crescer na ultima década.
 Cada vez mais o Espaço V é uma referência junto de pessoas vítimas e de instituições locais que contam com o trabalho de proximidade que o Espaço V procura ter junto dos diversos serviços concelhios.

Intervenção com as vítimas

 

Passaram pelo Espaço V nos últimos dez anos, várias centenas de pessoas vítimas de violência, na sua grande maioria mulheres.
Estas pessoas encontraram neste Espaço a possibilidade de refletir sobre a sua situação e criar alternativas de vida. O apoio psicológico que tornou muitas mulheres mais determinadas em romper a situação de violência, mas também o aconselhamento jurídico e o apoio social forma determinantes para que muitas mulheres tenham encontrado a forma de pôr fim a situações de violência e humilhação aprendendo a encarar o seu futuro com mais esperança.

Trabalho em rede

 

O Espaço V tem procurado estabelecer as melhores relações profissionais com todas as instituições locais e isto tem sido fundamental para prestar o apoio necessário às vitimas.
A colaboração com as forças de segurança através da realização de trabalho conjunto bem como o envolvimento junto do tribunal têm tornado possível aproximar o sistema de segurança e judicial da população.
Ao mesmo tempo, a colaboração com outras instituições locais tem permitido encontrar repostas cada vez mais adequadas as necessidades de cada caso que procura o Espaço V.
Destaca-se neste trabalho os grupos de gestão de práticas onde a reflexão sobre o crime de violência doméstica é feita em conjunto com todas a instituições locais que pretendam participar.

O Espaço V nos próximos 10 anos

 

O trabalho realizado até hoje motiva-nos a continuar a trabalhar cada vez mais e melhor para servir cada vez mais pessoas com cada vez mais qualidade e com cada vez melhores resultados.
Os próximos anos trazem novos projetos a desenvolver no concelho de Cascais que procuram constituir-se como respostas inovadoras.
Por nós, tudo faremos para que o crime de VD não fique silenciado e para que as vitimas deste crime possam acreditar que é possível ter uma vida diferente.
 

Muito Obrigado a todos os que nos têm apoiado!

CONTACTOS

Venha falar connosco.

Você tem direito a uma vida melhor.


Se é vítima de maus-tratos marque uma visita ao serviço
onde lhe serão dadas todas as informações necessárias.


Serviço gratuito e confidencial.

  • Facebook Social Icon

Todos os dias das 10h às 18h,
sujeito a marcação por telefone.

210 994 321

espacov.cascais@gmail.com

Siga-nos no Facebook

© 2016 © Cooperactiva | Desenvolvido por Cooperactiva

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now