Se estiver a ser agredida/o ou em perigo, peça ajuda.

Linha de Emergência 112 - Linha de Violência Doméstica 800 202 148

Serviço de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica de Cascais. Projeto gerido pela CooperActiva e co-financiado pela Câmara Municipal de Cascais.

 

" O segredo da felicidade está na liberdade.
O segredo da liberdade está na coragem.
"

SERVIÇO DE ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

O Espaço V foi inaugurado em Cascais em novembro de 2008 e surgiu de uma necessidade identificada pelos parceiros do Fórum Municipal de Cascais de Luta Contra a Violência Doméstica.

É um serviço de atendimento e acompanhamento a vítimas de Violência Doméstica, gratuito e confidencial, assegurado pela CooperActiva, em parceria com a Câmara Municipal de Cascais.

Este serviço orienta-se para uma intervenção integrada que considera as diferentes dimensões do que é estar numa situação de vítima contando, para tal, com uma equipa multidisciplinar que presta apoio aos diferentes níveis, acompanhando cada pessoa vítima em função das necessidades identificadas através de um processo que é, também, de consciencialização da própria.

No contexto do Espaço V desenvolve-se uma intervenção integrada onde a abordagem terapêutica é central. Complementarmente proporciona-se acompanhamento jurídico, e trabalho de intermediação na relação com o sistema judicial; faz-se um apoio social, diferenciado em cada caso, genericamente orientado para a autonomização da pessoa o que, normalmente, leva a equacionar uma (re)inserção na vida ativa e a procura de soluções no domínio habitacional.
Muitas das pessoas que recorrem ao Espaço V encontram-se a trabalhar, pelo que nestes casos em particular, o apoio da dimensão emprego remete, sobretudo, para um suporte pessoal no sentido da sua manutenção.

O Espaço V pretende, também, constituir-se como um recurso para profissionais que, de modo mais direto ou indireto, lidam com esta problemática. Neste sentido, são dinamizados grupos interinstitucionais para discussão de práticas e procedimentos de intervenção junto de casos de violência doméstica, como forma de incentivar a mudança organizacional e proporcionar formação contínua sobre as causas e consequências deste fenómeno.

O atendimento tem lugar às segundas e quartas-feiras,   das 10h00-18h00 e as marcações efetuam-se pelo  telefone 210 994 321.

OBJETIVOS

  • Realizar atendimento direto a vítimas de violência doméstica, utilizando uma metodologia de acompanhamento dos casos por equipa especializada e de acordo com as necessidades específicas de cada situação;

  • Congregar as instituições disponíveis para facilitar respostas integradas e adequadas a cada situação;

  • Disponibilizar apoio às instituições do Concelho na abordagem aos casos de violência doméstica;

  • Desenvolver ações de sensibilização e divulgação do tema da violência doméstica.

SABIA QUE ...

O código penal português prevê e pune os crimes de violência contra a integridade
física, nomeadamente os maus tratos físicos e psíquicos (art.º 152º)?

CONTACTOS

Venha falar connosco.

Você tem direito a uma vida melhor.


Se é vítima de maus-tratos marque uma visita ao serviço
onde lhe serão dadas todas as informações necessárias.


Serviço gratuito e confidencial.

  • Facebook Social Icon

Todos os dias das 10h às 18h,
sujeito a marcação por telefone.

210 994 321

espacov.cascais@gmail.com

Siga-nos no Facebook

© 2016 © Cooperactiva | Desenvolvido por Cooperactiva

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now